quarta-feira, 17 de março de 2021

Ácido cítrico – Conheça benefícios e propriedades

O ácido cítrico (ou ácido 2-hidroxi-1,2,3-propanotricarboxílico) é um composto naturalmente presente tanto em frutas cítricas e vegetais quanto no corpo, onde é um metabólito intermediário do ciclo de Krebs (ácidos tricarboxílicos).

Além disso, o ácido cítrico é produzido industrialmente por fermentação por ser um composto muito versátil, com boas propriedades como conservante e amplamente utilizado como aditivo nas indústrias alimentícia e farmacêutica. É considerado seguro pelo comitê misto de especialistas da FAO / OMS em aditivos alimentares e pode ser encontrado na forma anidra ou monohidratada.

Produção industrial por fermentação de soluções de amido ou sacarose(obtido de melaço de açúcar), cepas não tóxicas do fungo Aspergillus niger ou leveduras como Candida spp. Esses organismos têm a capacidade de acumular ácido cítrico no ambiente de succinato. Embora existam muitas maneiras Mas o método mais comum é chamado de fermentação líquida, onde o ácido cítrico é coletado do líquido de fermentação durante a coagulação, extração e absorção.

A FDA (Food and Drug Administration) o autoriza como aditivo, mas não restrição especial de quantidade e é listado como E-330.

ácido cítrico

Citrato:

O ácido cítrico tem três grupos carboxila que podem perder o íon citrato produtor de prótons durante a dissolução; o íon citrato funciona muito bem como um tampão e, portanto, é usado como um regulador de pH. Este íon citrato também tem propriedades quelantes, isto é, pode ligar-se a minerais ou metais, facilitando a sua absorção ou excreção, e. cálcio Produz citrato de cálcio, que é melhor absorvido cálcio Através dele você mesmo.

Citrato de sódio

Citrato de sódio Como um sal de ácido cítrico, o consumo está associado à redução da fadiga e ao aumento do desempenho durante exercícios extenuantes.

A atividade muscular aumenta os prótons intracelulares e extracelulares e pode levar à acidose metabólica e diminuição da eficiência por aumentar a fadiga. A acidez aumenta a estagnação ao inibir as enzimas da via glicolítica e porque ela não pode ser liberada. cálcio O retículo sarcoplasmático, que afeta a contração das fibras musculares.

Engolir Citrato de sódio Tem demonstrado reduzir a concentração de prótons, isso se deve ao fato de que durante a suplementação a concentração de bicarbonato no plasma aumenta e o bicarbonato tem grande capacidade tamponante, regulando o pH sanguíneo. Se a capacidade tampão aumenta com a ação do agente tampão, a capacidade de atividade física em intensidade e quantidade (tempo) é melhorada.

Fórmula

O ácido cítrico é usado principalmente como aditivo:

  • Conservantes: usados ​​como ácidos (diminuem o pH do produto), aumentam a vida útil dos alimentos e reduzem a probabilidade de crescimento microbiano. Também é usado em conjunto com outros antioxidantes, por exemplo, para evitar que os vegetais oxidem quando cortados.
  • Sabor: Também se utiliza como aroma para dar um sabor ácido e realçar outros sabores, é um aditivo utilizado em diversos alimentos como gelados, sumos de fruta, compotas, refrigerantes Às vezes, é adicionado como entrada para desencadear reações que produzem metabólitos envolvidos no paladar.

Cuidados

Seu consumo é considerado seguro pela FAO / OMS. É um composto que ocorre naturalmente no corpo e não é um risco de consumir. Em geral, o fabricante pode adicionar tanto ácido cítrico ou seus sais de cálcio, potássio, sódio e amônio quanto desejar.

Quando consumido em excesso, o ácido pode danificar o esmalte e corroer os dentes e o trato digestivo.

O produto Ácido cítrico – Conheça benefícios e propriedades apareceu primeiro em Clube de Ofertas.



Esse Artigo Apareceu Primeiro em Ácido cítrico – Conheça benefícios e propriedades

Nenhum comentário:

Postar um comentário